Portas Pivotante – Algumas Informações

As portas pivotante estão cada vez mais presentes nas casas. Lá em casa vou querer colocar na entrada, por isso fui atrás de inspiração e encontrei muuuuita coisa linda.

Imagem.

Mas além de inspiração, fui atrás de algumas informações:

O que é uma porta pivotante?

Uma porta pivotante não possui dobradiça. Ela é composta de um eixo vertical onde as peças de ferragem ficam embutidas no alto e na parte de baixo da porta, fazendo a folha girar neste eixo.

Este desenho apresenta o funcionamento de uma porta pivotante: à esquerda estão os pivôs de fixação inferior e superior da porta. À direita, uma fechadura rolete, muito utilizada em portas pivotante, pois permite abrir e fechar a porta sem o uso de maçanetas.

Onde usar portas pivotante?

As portas pivotante podem ser usadas tanto em ambientes internos, quanto externos. São usadas especialmente como portas de entrada principal, mas podem ser usadas no quanto, no banheiro, na varanda… o importante é que a porta combine com o estilo da casa.

Quais as vantagens de utilizar uma porta pivotante?

A maior vantagem é a estética: as ferragens ficam escondidas e pode-se optar por portas maiores e mais pesadas.

Quais as desvantagens?

Ela é mais cara que uma porta normal, mas isso vai depender muito do material utilizado, das dimensões, se ela é feita sob medida, entre outros. Eu li aqui que ela é menos segura do que uma porta com dobradiça.

Quais as dimensões de uma porta pivotante?

A variedade de opções encontradas no mercado é grande e ainda há a opção de se fazer sob encomenda, portanto é possível fazer do tamanho que você quiser, mas ela deve ter no mínimo 0,80 m de largura por 2,10 m de altura. A partir disto as variações vão depender do espaço físico disponível. É importante destacar que a largura total da porta não corresponde à largura livre de passagem, pois aproximadamente 10 cm serão usados para a rotação do eixo. Quanto ao tamanho máximo eu não sei. Vejam abaixo a porta da casa da Xuxa.

Quais materiais são utilizados?

A diversidade de materiais que podem ser utilizados é grande (madeira maciça, madeira de demolição, laca, vidro, alumínio, etc. ou uma combinação destes materiais), assim como também a variedade de puxadores.

Como fazer a instalação?

Não tenho a menor ideia, eheh. A verdade é que ainda estou muito longe de instalar a porta pivotante lá em casa, então melhor eu não passar nenhuma informação de instalação para não informar nada errado. Quem sabe em dois anos eu possa responder! 🙂 Mas encontrei este site que explica. Espero que ajude!

Beijinhos

Déb

Anúncios

3 respostas em “Portas Pivotante – Algumas Informações

  1. Pingback: Portas Pivotante para a Entrada da Casa – Inspiração | tijolosetecidos

  2. Pingback: Entrada mais que bem vinda! – Portas | Patricia Martino

  3. Pingback: Posts Top 10 | tijolosetecidos

Obrigada por comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s