Casa Inspiração no Rio Vermelho (Florianópolis/SC)

A Casa Inspiração de hoje é num estilo diferente das casas que eu já mostrei até hoje. Não é uma casa contemporânea como as outras, mas também não é rústica.

Segundo o arquiteto Mauri Gomes, o projeto priorizou o lazer e o convívio social, já que é uma casa de final de semana.

A concepção da casa, localizada no Bairro Rio Vermelho, em Florianópolis, contou com os seguintes ambientes: duas suítes, cozinha integrada com a sala, varandas e uma piscina com raia.

Cozinha integrada com a Sala. A ideia é que a cozinha fosse pouco percebida, por isso os móveis são em MDF branco sem puxadores.

Detalhe da bancada e da mesa da cozinha. A mesa é de madeira Itaúba confeccionada com sobras das peças da estrutura da casa.

Detalhe da bancada em cimento queimado.

Sala de Estar com lareira em cimento queimado e grandes janelas para aproveitar a iluminação natural. No piso também foi utilizado cimento queimado, mas na lareira foi utilizada uma resina fosca, dando um contraste legal.

O terreno dos proprietários oferece duas frentes, por isso a residência possui duas fachadas, uma pra o sul e outra para o norte.

A área de lazer e os dormitórios foram locados na fachada norte, por causa da melhor orientação solar. Nos dormitórios o assoalho é em Itaúba para dar um ar mais aconchegante.

Na fachada voltada para o sul ficaram os banheiros e uma varanda. A bancada do banheiro é em madeira de demolição de canela e foi utilizada uma cuba de sobrepor.

Neste post eu falei um pouco sobre a importância da orientação solar numa casa.

Na Sala de Estar as esquadrias são generosas e proporcionam a integração do interior com o exterior.

As amplas aberturas também possibilitam a ventilação cruzada, deixando a casa arejada mesmo nos dias quentes de verão.

Nesta foto dá para observar bem o piso de cimento queimado. Um ponto importante a ser observado é que o piso não possui juntas de dilatação. Para isso foi usado um polímero especial.

Pessoal, eu adoro fazer este tipo de post, porque eu sempre aprendo. Eu achava que todo piso de cimento queimado precisava de juntas de dilatação. Vivendo e aprendendo!

Varanda com churrasqueira.

Esta mesa da churrasqueira também é em madeira Itaúba das sobras da casa.

As varandas também oferecem a chance para se refugiar das fortes rajadas dos dois tipos de vento mais constantes na ilha, o Sul e o Nordeste.

Piscina com raia e revestimento em pastilha Jatobá. A escolha das cores da pastilha foi inspirada nos tons da Lagoa da Conceição em Florianópolis. Foram usadas pastilhas em azul mais escuro no fundo, azul claro no degrau e em tom de areia na prainha.

Dentro da piscina tem um degrau.

Além do degrau também tem uma prainha.

O deck de madeira Itaúba preservou a árvore existente. Reparem que o deck se estende um pouco sobre a piscina. Na Casa Inspiração que eu mostrei na semana passada, comentei sobre o piso que se estendia sobre a piscina também. Detalhes que fazem a diferença.

O revestimento escolhido para a borda da piscina foi a pedra Solarium. A borda tem dimensões generosas e é atérmica, podendo ser usadas pelos banhistas para sentar ou deitar.

Aqui tem mais informações sobre este tipo de revestimento. Estou fazendo muitas pesquisas sobre revestimentos para a minha casa, pois considero um item muito importante na arquitetura.

Na primeira foto deste post o jardim está pronto. Nesta foto a grama ainda não está plantada. O jardim faz diferença, né? E olha o cachorro da primeira foto aqui de novo.

Esta foto mostra a ducha de água fria feita em uma tora de madeira de canela de demolição. As peças de madeira ajudam a esconder a bomba de troca de calor da piscina aquecida.

Escada.

Varanda de proporções generosas no pavimento superior.

Lateral da casa.

Planta Baixa do térreo: 1 = Varanda / 2 = Sala / 3 = Cozinha e sala de jantar / 4 = Dormitório / 5 = Banheiro / 6 = Deck / 7 = Piscina.

Planta Baixa do pavimento superior: 4 = Dormitório / 5 = Banheiro / 6 = Deck.

Se alguém tiver interesse, no site do arquiteto tem mais algumas fotos.

Gostaram? Eu adorei. Achei a casa super aconchegante e perfeita para passar os finais de semana de verão e de inverno.

Anúncios

6 respostas em “Casa Inspiração no Rio Vermelho (Florianópolis/SC)

  1. Pingback: Casa Inspiração em Taguaíba, Guarujá (SP) | tijolosetecidos

  2. Pingback: 5 Detalhes | tijolosetecidos

  3. Pingback: Móveis de Cimento Queimado na Cozinha | tijolosetecidos

  4. Pingback: Árvores Plantadas em Decks | tijolosetecidos

    • Oi Anderson,
      Infelizmente não tenho nenhum contato de quem execute bancadas em cimento queimado. Por enquanto os posts no blog são mais para inspiração, já que ainda não comecei a construção da minha casa. Quando eu estiver em fase de obra, talvez eu possa informar o contato de algum fornecedor.
      Quem sabe você não entra em contato com o arquiteto deste projeto? Os contatos dele estão aqui: http://www.maurigomes.com/?ver=contato
      Abraços,
      Déb

Obrigada por comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s