Casa Inspiração em Trancoso, Bahia

A casa de hoje é uma típica casa de praia: aconchegante, ampla área de lazer e com muita madeira, dando um toque de rusticidade.

A casa, desenvolvida pelos arquitetos Sidney Quintela e Guido Ramos, fica localizada em Trancoso, na Bahia, no Condomínio Villa Vista Golfe.

Segundo os arquitetos, os proprietários queriam linhas modernas, mas sem sair do contexto local, caracterizado por uma natureza de mata abundante e pelo clima paradisíaco do sul da Bahia.

Toda a estrutura geral da casa foi feira com eucalipto. Na cobertura utilizou-se pinus e nos fechamentos das esquadrias foi utilizado ipê.

A cobertura da casa foi feita com taubilhas, telhas de madeira pinus. A parede recebeu pintura sobre reboco rústico, na cor terracota. Adorei a escolha da cor.

Detalhe da arquitetura rústica: madeira com amarração em sisal.

A arquitetura da casa está dividida em dois blocos, em forma de L, ao redor da piscina, num total de 367,26 m2 de área construída e num terreno de 2.111 m2.

No bloco principal ficam as áreas sociais no térreo e as suítes no pavimento superior. No outro bloco ficam dois bangalôs para os hóspedes.

* Área do Pavimento Térreo: 259,50 m2;
* Área do Pavimento Superior: 107,76 m2.

O bloco principal tem dois andares.

No andar térreo fica a cozinha…

… e a sala de jantar.

Olhem que bonitinhas estas almofadas (de couro sintético), uma de cada cor. Na parte de cima da foto está a passarela do pavimento superior.

Integrada com a sala de jantar fica a sala de TV. Todo o piso do térreo é de cimento queimado, utilizado para contrastar com a madeira. Grande parte da mobília também é feita em cimento queimado, como a estante da sala de TV.

Como a casa está para alugar, eu encontrei várias fotos. Achei legal postar estas duas fotos para mostrar o mesmo ambiente com decoração diferente.

A sala, com decoração minimalista, vista de outro ângulo.

A varanda segue toda a extensão do corpo da casa. A passarela é em ipê e as escadas são em eucalipto.

No início da varanda tem um spa térmico. A água que transborda do spa dá origem à piscina.

Móveis da varanda e spa ao fundo. As varandas são protegidas por um extenso pergolado de eucalipto com cobertura de vidro. O piso da varanda também é de cimento queimado.

No final desta parte da varanda fica a churrasqueira.

Mais uma foto da churrasqueira. Reparem que nesta foto a decoração é diferente da foto acima. Parece que até a parede está com outra cor.

No final da varanda tem um gazebo.

A piscina tem raia semi-olímpica (25 m de comprimento e 4 m de largura) e prainha para colocar as espreguiçadeiras. A prainha (ou deque molhado) foi projetada com 20 cm sob a água. A profundidade da piscina varia de 90 cm a 1,50 m.

O formato em L da piscina foi escolhido não só como alternativa para colocar a grande raia, conforme desejo dos proprietários, mas como uma opção para acompanhar as linhas retas e geométricas do restante da casa. Acompanhando a proposta, a piscina tem revestimento interno e bordas de cimento branco estrutural. O entorno é composto por um deck de ipê. No fundo, mais à direita da foto, ficam os dois bangalôs.

Adorei estas plantinhas ao redor da piscina.

Pé direito duplo de 6 metros e passarela no piso superior. No fundo fica o escritório.

Suíte máster. Como o piso é de cimento queimado, acho que faltou um tapetinho para deixar o quarto mais aconchegante.

A suíte máster vista de outro ângulo.

Banheiro da suíte máster com hidromassagem e ducha com 2 chuveiros. Ainda quero falar sobre isso num outro post. Tenho visto vários projetos com 2 chuveiros, mas eu não vejo motivo em colocar lá em casa. O que vocês acham?

Vista da varanda no pavimento superior. O teto da varanda é um pergolado de madeira.

Outra suíte. Todas as suítes têm esta mesma mesinha de cabeceira. Achei bem fofa. Quando nossa casa ficar pronta, a princípio vamos mobiliar 100% somente o nosso quarto. Nos outros quartos acho que ficaria legal colocar uma mesa de cabeceira neste estilo. Acho que é uma peça mais “curinga”.

Outro banheiro, todo de cimento queimado. O destaque fica para a divisória vermelha do vaso sanitário.

Escritório com bancada em cimento queimado.

Suíte de um dos dois bangalôs. Reparem que o armário também é feito em cimento, deixando o ambiente mais rústico.

Varanda com rede do bangalô.

A residência ainda conta com sistema de captação de água de chuva para ser utilizada na limpeza da casa e na manutenção do jardim. Lá em casa eu também quero aproveitar a água da chuva.

O que acharam?? Casa de praia perfeita!!

12 respostas em “Casa Inspiração em Trancoso, Bahia

  1. Olá!
    Amei essa casa! Achei perfeita! Até pra mim que não sou do estilo moderno. Quanto aos dois chuveiros no banheiro é meu sonho de consumo, porque como eu trabalho até mais tarde, eu e meu marido tomamos banho juntos pra poder conversar. Aí no inverno fica mais difícil, porque quem fica de fora da água fica com frio.
    Parabéns pelos posts!
    Beijo

  2. Pingback: Móveis de Cimento Queimado no Banheiro | tijolosetecidos

  3. Pingback: Móveis de Cimento Queimado na Sala e no Escritório | tijolosetecidos

  4. Gostaria de saber se o revestimento da piscina com cimento branco estrutural, funciona bem, se não dá vazamento. E também se o cimento branco estrutural foi aplicado na estrutura ou só no revestimento.

    • Oi Edison, desculpe, mas não sei responder estas tuas dúvidas. Eu não trabalho com obras/arquitetura. São pesquisas que faço para me ajudar na construção e decoração da minha casa. Quem sabe você não entra em contato direto com o arquiteto? Aqui está o link de contato dele. Um abraço, Déb

  5. Moro em Brasília, estou me mudando para vila velha, perto mar e pretendo contruir uma as de eucalipto, dray-uol, gostei muito do estilo do seu trabalho, amplo, contemporâneo, sou solteiro , adoro gastronomia, poderia me mandar outros projetos seu. Quero uma casa de 200 m²

    • Oi Marcos,

      Eu não sou arquiteta. Eu estou fazendo o projeto da minha casa com um arquiteto e pretendo começar a construir em breve. Aqui no blog eu posto coisas que eu gosto e que me inspiram, como, por exemplo, esta casa.

      Dê uma pesquisada aqui no blog por “Casa Inspiração”. Você vai encontrar várias casas que eu postei e que na grande maioria são amplas e contemporâneas, que é o estilo que eu mais gosto. Em todos os posts eu também coloco o nome do arquiteto responsável pelo projeto, caso você tenha interesse em entrar em contato com ele.

      Um abraço,

      Déb

  6. Linda casa. O ambiente é para todos os gostos. Pensei na minha família que é um numero muito grande de pessoas, e amamos nos reunir nos finais de semana para o tradicional churrasco. As crianças ficariam apaixonadas pela piscina.

Obrigada por comentar!

