Cantos sem Pilar

Desde que eu pensei em morar numa casa nunca passou pela minha cabeça não contratar um arquiteto. Podemos ter várias ideias, nos inspirar com revistas e com blogs, mas nada disso compensa (em minha opinião, claro) a experiência do arquiteto.

Por isso sempre que eu vejo um projeto eu gosto de reparar nos detalhes arquitetônicos. Detalhes que muitas vezes têm a função somente de enfeitar o projeto, mas que fazem toda a diferença.

Um detalhe que eu reparei em alguns projetos é quando o canto da casa não tem pilar. O formato “tradicional” de uma edificação seria uma laje com 4 pilares, sendo um em cada canto. Nestes casos sem pilar, tira-se o pilar e a laje fica em balanço.

Muitas vezes esta “técnica” é utilizada para não bloquear a vista. Vejam só estes projetos:

Ambiente projetado pela arquiteta Patrícia Martinez para a Casa Cor São Paulo.

Casa na Austrália projetada pelo arquiteto Jorge Hrdina.

Mesma casa da foto de cima.

Casa “Treehouse” em Los Angeles do escritório de arquitetura Rockefeller Partners .

Projeto do escritório Dick Clark .

Projeto do escritório Kanner Architects .

Casa da Ju do Blog Dias a Dois .

Que quarto mais delícia!

Casa em Madri projetada pelo escritório de arquitetura A-cero.

Eu gosto muuuito deste detalhe!!

Claro que tudo isto deve ser feito de acordo com o Projeto Estrutural. Por favor, não tirem nenhum pilar do projeto de vocês sem antes conversar com o Eng. Civil.

Beijos,

Déb

2 respostas em “Cantos sem Pilar

Obrigada por comentar!

