Coifas e Depuradores – Para que servem? Qual a diferença entre eles?

Minha prima acabou de comprar um apê e está começando a planejar uma pequena reforma e a pensar na mobília. O primeiro ambiente que ela vai mobiliar é a cozinha, então ela me ligou com algumas perguntinhas, dentre elas estava a dúvida entre colocar uma coifa ou um depurador. Para tentar ajudar um pouquinho fiz algumas pesquisas. Vamos lá!

Qual é a função das coifas e dos depuradores?

O objetivo das coifas e dos depuradores é de renovar o ar da sua cozinha. Ao renovar o ar, estes equipamentos evitam que a fumaça e outros cheiros indesejáveis invadam seus móveis e o resto da casa. As coifas e depuradores tornam-se ainda mais importantes em cozinhas integradas com o living e com a sala de jantar.

Qual a diferença entre eles?

Como tanto a coifa quanto o depurador têm a função de renovar o ar, o que difere um equipamento do outro é o que vai acontecer com o ar este ar dentro do equipamento.

O que diz a teoria:

Os depuradores funcionam através de um mecanismo motorizado que força o ar a passar por um filtro antes de retorná-lo ao ambiente.

Já as coifas conduzem o ar quente por meio de dutos para o exterior do ambiente, desta forma as coifas precisam de uma saída de ar para serem instaladas.

Como é na prática:

A maioria das coifas encontradas no mercado também trabalha na função depurador, ou seja, sem a necessidade de fazer abertura externa para o duto de saída, e alguns depuradores também podem trabalhar na função exaustor.

Imagem.

Como funciona o sistema de filtragem do depurador de ar e da coifa?

O depurador de ar (ou a coifa na função depurador) tem um sistema de bifásico de tratamento do ar. Na primeira fase desse tratamento, há um filtro (que pode ser de alumínio ou de aço inox) e que depura a gordura da cozinha. Já na segunda fase, é usado carvão ativado para reter a gordura e parte dos odores da cozinha. Já a coifa (ou o depurador no modo exaustor) possui somente a filtragem primária de alumínio ou inox.

Amanhã vou continuar falando um pouco mais sobre este assunto. Se alguém tiver alguma dúvida pode perguntar que eu vou tentar responder.

Até mais!

Déb

Anúncios

5 respostas em “Coifas e Depuradores – Para que servem? Qual a diferença entre eles?

  1. Pingback: Coifa ou depurador? Qual escolher? | tijolosetecidos

  2. Pingback: Cozinhas Brancas | tijolosetecidos

  3. Pingback: Visitando a Casa Nova 2012 | tijolosetecidos

Obrigada por comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s