Hoje é o Dia do Arquiteto

Ano o passado o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) publicou uma Resolução que institui o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, a ser comemorado no dia 15 de dezembro. A data foi escolhida em homenagem ao Arquiteto Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares, que tem nesse dia a sua data natalícia.

TeT_dia_do_arquiteto

O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer foi um dos profissionais mais premiados e influentes do mundo.

Seu trabalho, sempre cheio de curvas em concreto que tornavam seu estilo inconfundível, marcou a paisagem urbana do Brasil e de outros países. Com um jeito simples, Niemeyer definiu a curva, com que substituiu a tradição milenar de ângulos e retas.

“Não é o ângulo retoque me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu país. No curso sinuoso dos sentidos, nas nuvens do céu. No corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo”.

Boa parte das obras mais importantes do arquiteto serviu a projetos ideológicos e políticos. Com traços ousados, criou o Itamaraty, o Alvorada, o Congresso, a Catedral, a Praça dos Três Poderes, entre outros prédios e monumentos.

Apesar de tanto sucesso, Oscar Niemeyer era um homem modesto. Para os íntimos, ele confessou que não conseguia entender a razão de tanta reverência. “Trabalhei muito, fiz meu trabalho na prancheta, como um homem comum…”.

Parabéns aos Arquitetos, que transformam traços em grandes realizações.

Fonte.

Anúncios

Obrigada por comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s