Casas sem Telhado – Algumas Informações

Fazendo a retrospectiva dos posts mais acessados durante o 1º ano do blog vi que um assunto de grande interesse são as casas sem telhados.

Até então eu só havia mostrado algumas casas sem telhado para inspiração, mas não tinha trazido nenhuma informação técnica.

Às vezes fico meio receosa de trazer informações mais técnicas, pois não sou arquiteta e também não trabalho com obras. Minhas informações são das pesquisas que eu faço, pois tenho interesse no assunto, e de algumas conversas com o meu arquiteto. Mas… vamos ao post!

O que é uma casa sem telhado?

Na verdade as casas de telhado podem ou não ter telhado.

Na 1ª opção a casa tem um telhado, mas que fica escondido atrás da platibanda*.

TeT_platibanda

Imagem.

* A platibanda é uma faixa horizontal que emoldura a parte superior de uma casa e que tem a função de esconder o telhado.

Na 2ª opção a casa tem somente uma laje na superfície. Ela laje precisa ser muito bem impermeabilizada e precisa ter uma declividade mínima para evitar o acúmulo de água.

Quais tipos de telha são usadas nas casas com e sem telhado?

Enquanto nas casas com telhado as telhas de cerâmica e de concreto são mais comuns, nas casas sem telhado as telhas mais utilizadas são as metálicas ou as de fibrocimento. Estas calhas permitem uma menor inclinação e podem ficar escondidas atrás da platibanda.

A casa sem telhado é mais cara ou mais barata?

Bem, um dos itens mais caros de uma casa é o telhado. O preço do telhado vai depender dos materiais utilizados, como o tipo de telha (cerâmica, concreto…) e de madeira (ipê, angelim). Atualmente é muito comum o uso de beiral*, o que também aumenta o preço final da estrutura. Além dos custos de materiais deve ser considerado o preço da mão-de-obra. Por isso, de maneira geral, as casas com telhado aparente custam mais.

* Beirais: Feitos com PVC, madeira, placas cimentícias ou outros materiais, eles formam a aba do telhado e evitam que a água escorra pela fachada do projeto, preservando a pintura e materiais usados nos acabamentos.

Conforto Térmico

Li em outros blogs e já me perguntaram também nos comentários como fica a questão do conforto térmico em casas sem telhado.

A primeira questão é que casas sem telhado não tem beiral e isso faz com que a incidência de sol seja maior nas paredes. Isso faz com que as paredes da casa fiquem mais quentes.

Numa casa com telhados as telhas melhoram o conforto térmico, fazendo com que as casas fiquem um pouco mais frescas. Se não foram usadas telhas pode-se pensar em utilizar algum isolante térmico para que o pavimento sob a laje fique com temperaturas adequadas.

Beijos,

Déb

12 respostas em “Casas sem Telhado – Algumas Informações

  1. Olá!
    Obrigada pela dica! Eu tenho uma casa com laje e está muito caro pra colocar telhado. Estou pensando em impermeabilizar e todos pedreiros falam que não adianta, mas, com sua dica estou mais confiante pra não colocar telhado.

  2. Pingback: Posts Top 10 – Ano 2 | tijolosetecidos

  3. boa tarde, to construindo minha casa no 2 piso pois em baixo vai ser um ponto comercial,e eu quero cobrir com uma laje ao invéz de fazer telhado. quero saber se pode ser desta maneira ou se isso vai da problema na estrutura da casa? sendo que quero fazer uma area de lavanderia la em cima, e quem sabe por uma churasqueira.

    • Edileusa, a estrutura da casa deve ser dimensionada considerando as cargas (peso) que atuarão nela, como, por exemplo, o peso da própria laje, o peso das pessoas, o peso dos móveis, etc. Para responder tua pergunta é necessário saber se a parte debaixo da estrutura considerou todas estas cargas. Ou seja, somente com estas informações não tem como te responder. Sugiro contratar um engenheiro civil para ele analisar a situação e te dar uma resposta com segurança.

  4. Olá!
    Adorei a matéria e tenho algumas dúvidas. Estou terminando uma casa onde a pessoa que iniciou a obra optou por colocar telhas de concreto (brasilit) e deixou a caída do telhado apenas para lateral esquerda e não fez beiral. Agora vamos iniciar as calhas porém queria escondê-las para deixar mais bonito o que posso fazer nesse caso? Outra coisa é que na fachada também não foi deixado beiral, somente a platibanda e estou com medo de surgir infiltrações tem alguma coisa que podemos fazer nesse caso? Não foi feito laje, somente forro de gesso, vocês acham importante colocar uma manta para impermeabilizar o telhado?

    • Olá, a telha da Brasilit que você se refere é a de fibrocimento? É deste tipo que vou colocar na minha casa. Então, tuas perguntas estão meio complicadas pra mim, hehe. A única experiência de obra que eu tenho é a da minha casa, então vou responder o que puder me baseando na minha obra, ok? Na minha casa não terá beiral, mas teremos platibanda, para ornamentar a fachada e também para esconder o que precisa ser escondido (telhas, calhas, placas solares, condensadores de ar). No meu caso eu terei laje sob as telhas, mas esta laje não será impermeabilizada, pois se as telhas forem instaladas corretamente, não é para chegar água na laje. As únicas partes que serão impermeabilizadas com manta serão as calhas e uma área onde ficarão os condicionadores de ar. Espero ter te ajudado!
      Déb

  5. Pingback: Obra – Semana 22 – Concretagem da Laje (L1) e da Platibanda | tijolosetecidos

Obrigada por comentar!

