Apartamento da Nina #4

“Vamos a última parte da visita? Aqui eu deixei para mostrar a sacada da sala e o meu quarto de costura.

Na verdade, quando compramos este apartamento ficamos meio na dúvida, porque ele só tinha dois quartos e estávamos procurando algum que tivesse três quartos, mas este nos ofereceu tantas outras coisas que outros apartamento de três quartos não ofereciam, que pensamos que não usaríamos tantos quartos tão cedo, já que não temos filhos, e decidimos por este mesmo. No momento este segundo quarto é o meu ateliê de costura.

Então, vamos a sacada!

TeT_0_varanda

É uma área bem grande e que tem churrasqueira – mas ainda nem a inauguramos! hehe! Queriamos ter pintado esta área, mas não foi possível porque o condomínio nos avisou que o prédio seria reformado ainda neste ano e a intenção é mudar a cor da sacada. Agora todo o apartamento está pintado bonito e a sacada está todo manchada e estranha, mas agora eu até já nem vejo mais tanto isso. Bom, poderia estar melhor, mas faz parte esperar quando moramos em condomínio.

TeT_1_varanda_apartamento

Eu nunca fui muito boa com plantas e muito menos tenho paciência de cuidar delas, mas eu gosto de ter umas plantinhas em volta. Os meus achados são os cactos e as suculentas, porque requerem pouca manutenção e estão sempre bonitas. Na verdade acho que eu deveria molhá-las uma vez por semana, mas eu só lembro a cada dez dias e elas continuam ali! =)

TeT_3_varanda_regador_antigo_suculentas

Eu comprei alguns potes de suculentas na floricultura e transplantei para os potes de cerâmica, eu não gostava dos potinhos pretos e estes dão uma impressão bem bonita de jardim. Também tenho algumas outras suculentas em pequenas floreiras. Elas já deveriam estar bem maiores pelo tempo que estão plantadas, mas sabe como é, né? De vez em quando tem um gatinho que passa por cima, derruba o pote… e por aí vai.

Os cactos estão em potinhos que eram da lavanderia da minha avó, onde ela contou que antigamente se guardavam os produtos para fazer sabão para lavar a roupa, já que isto não existia para vender no supermercado. São potinhos de metal e já estão bem velhinhos, mas eu gosto desta aparência. O regador eu comprei em um mercado de pulgas daqui de Joinville (SC) e acho que fica legal neste cantinho.

TeT_2_varanda_horta_vertical_suculentas

A escada onde estão as suculentas foi feita pelo meu bisavô marceneiro, mas como escada ela não é muito estável, então ela mudou de função: suporte de plantas! Agora ela está perfeita!

A planta que está em cima do carretel foi comprada para que os gatos pudessem pular livremente em cima de alguma planta, que não fossem as minhas suculentas, mas eles nem dão muita bola. O carretel também tem uma história: um dia indo buscar o meu marido no trabalho, vi uma caçamba que estava com algumas coisas sendo descartadas de uma oficina na minha rua, na hora bati o olho no carretel e voltando para casa pedi que parássemos para recolhê-lo. O meu marido não achou a melhor ideia, já que ele não me apóia em recolher coisas do lixo – hehehe! – mas eu convenci ele dizendo que os gatos gostariam muito. E na verdade, deste os gatos gostam mesmo!

TeT_4_varanda_enfeite_gaiola

Esta é uma peça de MDF que eu comprei e depois pintei de branco. Já vi pronto para vender em lojas, onde vem com lacinhos e vários enfeites legais, mas eu queria algo mais básico para a sacada.

E agora o meu ateliê!

TeT_5_atelier_antes

Neste quarto o meu marido concordou que eu fizesse o que bem entendesse, porque esta é a minha área exclusiva da casa – hehe!

TeT_6_atelier_costura

Decidi que eu queria uma cor bem forte na parede, escolhi este verde-água que eu sempre quis. Quando pedi esta cor ao pintor ele não concordou muito e pintou a contra-gosto, dizendo que esta cor não era boa. Mas quer saber? Eu amo!

TeT_8_atelier_costura

Este quarto ficou meio recortado de várias coisas que a gente já tinha: o armário era do nosso quarto no outro apartamento, o móvel para costurar eu já havia pedido a um marceneiro no outro apartamento e eu uso para guardar tecidos, a mesa onde está a máquina de costura era o aparador do outro apartamento (esta mesa é uma lembrança de uma outra bisavó) e as prateleiras ao lado da costura também vieram do outro apartamento.

TeT_9_atelier_costura

Eu gosto, mesmo que seja tudo reaproveitado, porque ficou funcional, não gastei muito e nem me deu trabalho.

TeT_7_atelier_costura

Esta parede é minha parte preferida da casa! Ninguém concordaria com esta decoração, só eu mesmo, então ficou no meu quarto de costura. É um recorte de várias coisas: a máquina de costura minha mãe pintou em uma aula de arte – ela nem gostou muito do resultado, mas eu gosto muito dela ali, os bastidores de bordado eu forrei com alguns pedaços preferidos de tecidos, o quadrinho de giz mostra o nome da minha lojinha ou outra coisa que eu quiser ( este quadrinho eu também achei em um lixo em frente ao meu outro prédio, que as crianças que moravam na casa em frente estavam descartando. Esta também é uma história que meu marido sempre conta pra todo mundo… hehe!) e as prateleiras onde guardo botões, fitas e outros tecidos era parte de um armário da casa da minha mãe.

TeT_11_atelier_costura

E aqui se vê a outra parede deste quarto, onde tem esta cadeira que também era uma herança da minha vó para meu pai e eu há muito tempo pintei de branco e tem este panô que eu bordei com temas de costura. Nos ganchos também tem umas bolsas que eu costurei.

Querem conhecer algumas coisas que saíram deste ateliê de costura? Visite: http://ninaentrecosturas.tanlup.com/

Então é isto! Obrigada por acompanharem a visita e obrigada à Déb por ter me dado a oportunidade de lhes mostrar o meu apartamento. Espero que tenham gostado, porque, como já falei algumas vezes, não sou decoradora e nem fotógrafa! =) Mas acho que deu para ter uma ideia de que é possível ter uma casa confortável e acolhedora com sua personalidade e com ideias nem sempre tradicionais.

Ainda tem mais uma sacada na suíte e mais um banheiro, mas como estas partes da casa ainda não receberam nenhum tratamento especial, quem sabe eu mostro numa outra oportunidade.

TeT_12_quadro_de_fotos

Deixo ainda mais uma imagem, com os quadros porta-retrato que ficam no corredor, foi uma maneira de sempre podermos olhar as fotos das nossas viagens e não deixou esta área tão vazia. Destes quadros, dois foram comprados em uma loja de molduras e o maior eu comprei em MDF cru e pintei de branco.

Obrigada!
Beijos”

Nina, eu que te agradeço pelo trabalho e dedicação de bater as fotinhos e contar um pouco da história do seu apartamento. Além de ver as fotos de decoração é curioso saber como esta decoração foi feita, o que te inspirou, quais móveis e objetos você herdou, quais (no plural, hehe) você pegou no lixo… obrigada, obrigada!! Quando tiver mais novidades no apê estaremos te aguardando.
Beijos grande!

Obrigada por comentar!

