1 – Cancun, Playa del Carmen e Ciudad do Panamá

Sempre que eu estou programando uma viagem eu pesquiso muito na internet. Gosto de ler relatos diferentes para ver opiniões diferentes, pois cada viagem é única.

Assim, resolvi contar um pouco da viagem que eu fiz em outubro de 2013 para Cancun e Playa del Carmen, no México, e Ciudad do Panamá, no Panamá.

Vou separar em vários posts, começando contando sobre a nossa programação e depois contando um pouco dos passeios que fizemos.

DATA, DURAÇÃO E PROGRAMAÇÃO DA VIAGEM

A maior parte das viagens que eu vi para Cancun era de um pacote de 1 semana. Nós optamos por fazer uma viagem de 2 semanas para poder conhecer vários lugares e ainda ter um tempo de descansar (não que a gente tenha descansado muito). Também gostamos de mergulhar, então reservamos uns dias para isto.

TeT_praias_ruinas_parques

Praia em Playa del Carmen (1). Ruínas em Chichén-Itza (2). Parque XCaret (3). Imagens: Tijolos & Tecidos.

A região de Cancun tem muitas atrações. As praias e ilhas, as ruínas arqueológicas e os parques aquáticos são as principais. Mas ainda tem as baladas famosas, os shoppings e lojinhas típicas.

Nossa viagem aconteceu em outubro de 2013. Escolhemos esta data em função da nossa disponibilidade, então nem pensamos muito que setembro e outubro são os meses com maior probabilidade de furacões. Sorte que não pegamos nenhum, hehe.

Vou comentar dia por dia… vejam como foi a programação dos dias:

• Dia 1 – Domingo – Viagem (Florianópolis – São Paulo – Cidade do Panamá – Cancun)
  • Dia 2 – 2ª feira – Chegada – Conhecer e aproveitar o hotel
  • Dia 3 – 3ª feira – Ruínas de Chichén-Itza
  • Dia 4 – 4ª feira – Isla Mujeres
  • Dia 5 – 5ª feira – Descansar e aproveitar o hotel – Cocobongo
  • Dia 6 – 6ª feira – Xplor
  • Dia 7 – Sábado – Xcaret
  • Dia 8 – Domingo – Jungle Tour (passeio de lancha) de manhã, transfer para Play del Carmen, conhecer e aproveitar o hotel
  • Dia 9 – 2ª feira – Mergulho e passeio em Cozumel
  • Dia 10 – 3ª feira – Mergulho em Cozumel
  • Dia 11 – 4ª feira – Ruínas de Tulum e Xel-Há
  • Dia 12 – 5ª feira – Viagem (Cancun – Cidade do Panamá), Canal do Panamá e Calzada de Amadores
  • Dia 13 – 6ª feira – Compras (Shopping Albrook)
  • Dia 14 – Sábado – Compras (Shopping Multiplaza) e Viagem (Ciudad do Panamá – Porto Alegre – Florianópolis)
  • Dia 15 – Domingo – Home sweet home.

STOPOVER – CIDADE DO PANAMÁ OU MIAMI

Uma das primeiras coisas que eu comecei a pesquisar foram as passagens aéreas. Vi que as maiorias dos voos paravam em Miami, na Cidade do Panamá ou na Cidade do México. Também vi alguns voos parando em Atlanta.

Sempre que o voo faz uma conexão é uma boa oportunidade para fazer um stopover, que é uma parada intermediária entre a origem e o destino da viagem.

Marido se empolgou para parar no Panamá e eu já pensei numas comprinhas em Miami, mas depois minha agente de viagens disse que só era possível fazer 1 stopover por viagem, seja na ida ou na volta. Como tínhamos ido para Miami no ano passado, optamos por conhecer a Cidade do Panamá. Viajamos com mais um casal de amigos (somente em Cancun) e eles optaram por parar em Miami.

No próximo post vou falar um pouco sobre ter decidido dividir a viagem no México entre Cancun e Playa del Carmen.