Tubulações para Água Quente – Qual usar na sua casa?

No mercado é possível encontrar vários tipos de tubulação para instalações hidráulicas de água quente. Cada um possui suas vantagens e desvantagens. Resolvi pesquisar um pouco sobre cada um para tentar me ajudar a decidir qual colocar lá em casa:

COBRE

TeT_tubulacao_agua_quente_1_cobre

O cobre já vem usado há muitos anos nas tubulações de água quente (desde a década de 40), porém nos últimos anos vêm perdendo espaço neste nicho de mercado devido ao surgimento de novas tecnologias, tais como o CPVC, PEX e o PPCR, todos produtos a base de polímeros (plásticos).

A principal vantagem que eu vejo na tubulação de cobre é a elevada vida útil. Como este material já existe há muito tempo no mercado sabe-se que ele é durável e que precisará de pouca manutenção.

desvantagens existem algumas. A principal que eu vejo é na instalação, que é mais complexa, pois as conexões precisam ser soldadas com chama, além deste material exigir o uso de isolamento térmico (pois transmite o calor da água para a parede) e de precisar de juntas de dilatação.

Diâmetros disponíveis: 15, 22, 28, 35… mm ou ½”, ¾”, 1”, 1 ¼”…

Marcas: Só encontrei a Eluma como fabricante de tubos de cobre para água quente. A especificação do tubo nesta marca é: Tubo de Cobre Hidrolar Classe E.

CPVC (POLICLORETO DE VINILA CLORADO)

TeT_tubulacao_agua_quente_2_CPVC

O CPVC é um derivado do PVC que suporta temperaturas de até 80 ºC.

A principal vantagem dele é em relação à instalação, que é muito simples, pois é muito parecida com a do PVC: as juntas são soldáveis a frio com adesivo (cola) próprio. Algumas diferenças em relação à instalação do PVC são: o tipo de adesivo plástico utilizado é diferente e ele não precisa ser lixado como o PVC. Aqui tem um vídeo que mostra como instalar (Clique em + SOBRE ESTA LINHA). Outra vantagem é que ele dispensa isolamento térmico (em tubulações de até 20 metros de extensão) por causa de sua baixa condutividade térmica.

A principal desvantagem é que a união entre o tubo e a conexão é feita com adesivo plástico (cola). Com o tempo e a exposição a altas temperaturas este adesivo pode se ressecar ocasionando pontos de vazamentos

Diâmetros disponíveis: 15, 22, 28, 35…

Marcas: Este material às vezes é conhecido pelo nome que a marca dá. Por exemplo, a Tigre chama de Aquatherm e a Amanco chama de Ultratemp.

PP-R (POLIPROPILENO COPOLÍMERO RANDOM)

TeT_tubulacao_agua_quente_3_PPR

A principal vantagem é que a união entre tubos e conexões em PP-R é promovida pela termofusão, fazendo com que as tubulações se comportem como uma só peça, sem o risco de desprendimento e vazamentos, como podem ocorrer com outros sistemas de união (cola, solda ou rosca). Outra vantagem é o preço do material, que é o mais barato (mais pra baixo falo sobre custos).

Uma desvantagem é que para a instalação é necessário ter uma termofusora, máquina que irá fazer a fusão do tubo com a conexão a 260 ºC. Aqui tem um vídeo que mostra como instalar (Clique em + SOBRE ESTA LINHA).

Diâmetros disponíveis: 20, 25, 32, 40…

Marcas: As linhas desenhadas no tubo indicam a classe de pressão que o material resiste. Por exemplo, na Tigre a linha azul indica PN12 ou PN20 e a linha vermelha PN25, e na Amanco a linha amarela representa PN20 e a vermelha PN25.

PE-X (POLIETILENO RETICULADO)

TeT_tubulacao_agua_quente_4_PEX

O sistema PEX é formado por um conjunto de tubos de polietileno reticulado flexível, os tubos PEX, e de conexões metálicas.

Cada trecho PEX é composto por dois tubos flexíveis, semelhante a um sistema de instalação elétrica. Na instalação elétrica os condutores de eletricidade (fiação) partem de um quadro de distribuição de luz e força dentro de eletrodutos até os pontos de consumo (tomadas, pontos de luz, etc.).

No sistema PEX o tubo flexível de polietileno reticulado, responsável por conduzir a água, é introduzido em um tubo de maior bitola, em polietileno de baixa densidade, que serve de guia, a semelhança do eletroduto com a sua fiação interna.

A distribuição de água dentro de um ambiente é feita a partir de um distribuidor também chamado de manifold que pode ser comparado a um pequeno barrilete. Em uma futura manutenção é só substituir o tubo PEX do ponto do manifold até o ponto de consumo sem quebrar revestimentos e paredes.

A maior vantagem do sistema PEX é garantir acessibilidade total às instalações para que em caso de eventual manutenção, os condutores de fluido possam ser substituídos sem que se quebre paredes.

O sistema PEX é um material mais novo, por isso uma desvantagem é o desconhecimento deste material por parte dos projetistas (o dimensionamento é um pouco diferente) e dos instaladores.

Veja aqui um vídeo de como instalar (Clique em + SOBRE ESTA LINHA).

Diâmetros disponíveis: 16, 20, 25, 32 e 40.

***
Então, despois de pesquisar um pouco sobre estes tipos de tubulações eu ainda fiquei em dúvida entre usar o CPVC e o PPR. O Cobre e o PEX eu já tinha descartado. As vantagens do PPR pareciam melhores, mas a parte da instalação parecia ser complicada, na minha opinião. Então falei com algumas amigas que trabalham com projetos hidrossanitários e elas disseram que costumam indicar PPR e que a instalação com a termofusora é bem simples. Assim, eu escolhi usar o PPR para as tubulações de água quente na minha casa.

Eu ainda fiz um orçamento comparativo entre tubulações de CPVC e PPR. Vou mostrar as cotações no próximo post. 🙂

Anúncios

5 respostas em “Tubulações para Água Quente – Qual usar na sua casa?

  1. Pingback: Tubulação para Água Quente: CPVC x PPR – Comparação de Preços | tijolosetecidos

  2. Pingback: Obra – Semanas 35, 36 e 37 – Laje da Garagem, Reboco, Lareira, Instalações Hidráulicas… | tijolosetecidos

Obrigada por comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s