Obra – Muro de Contenção: Pedra ou Concreto?

Então, como já falei antes, nosso terreno é inclinado, por isso estamos focados na obra do muro de contenção antes de começar mesmo a obra da casa.

O arquiteto nos apresentou duas opções de materiais para o muro: pedra ou concreto armado. Vejam os projetos feito pelo engenheiro:

MURO DE PEDRA:

TeT_muro_contencao_pedra

MURO DE CONCRETO ARMADO:

TeT_muro_contencao_concreto

Marido e eu tivemos que analisar as vantagens e desvantagens destes materiais.:

ESTÉTICA: Acho os muros de pedra lindíssimos, conforme vocês puderam ver no post anterior. O muro de concreto não acho tão bonito, mas, se quisermos, dá para pensar num revestimento para ele.

ESPAÇO: O muro de pedra ocupa uma área maior no terreno, já que ele começa com uma largura maior e depois vai diminuindo. O de concreto tem uma largura constante, ocupando uma área menor.

MÃO-DE-OBRA: Os muros de pedra devem ser executados por empresas especializadas. Já para o muro de concreto é mais fácil encontrar mão-de-obra.

PREÇO: Fiz um orçamento prévio para o muro de pedra e me passaram o valor de R$ 370,00 a R$ 450,00 por m². Neste valor está incluso todos os materiais, transportes e a mão de obra. Só não está incluso a terraplanagem, caso necessário. Já para o muro de concreto é um pouco mais difícil de quantificar, pois depende do preço da mão de obra e do preço dos vários materiais (aço, arame, concreto, madeira para as fôrmas e para as escoras, espaçadores).

***

NOSSA ESCOLHA

Apesar de o nosso terreno ser grande, ele é estreito e comprido. Este muro de contenção fica do lado esquerdo do terreno e, por causa de um erro de projeto (tivemos até que diminuir o tamanho da varanda), cada centímetro era importante, por isso optamos pelo muro de concreto e quem irá executar será nosso empreiteiro.

Quanto ao preço para fazer o muro em concreto ainda não sei dizer, mas quem sabe depois consigo calcular um valor aproximado por m². Mas pelo o que estamos gastando acredito que os preços devem ficar equivalentes.

Anúncios

Obrigada por comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s