Comprando Aço e Concreto

Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Já compramos todo o aço e concreto para a obra do muro e queria dividir algumas dicas com vocês.

COMPRANDO AÇO

O aço pode ser comprado em barras, para ser cortado e dobrado na própria obra, ou há a opção de já comprá-lo dobrado, pagando um pouco mais caro.

Nós nem pensamos muito e escolhemos comprar o aço em barras para ser dobrado na obra, já que a mão-de-obra do pedreiro já estava inclusa no m² que estávamos parando no muro.

Tenho um amigo que também está construindo e ele chegou a orçar o preço do aço já cortado e dobrado, mas não amarrado, para analisar o que valia mais a pena. Então ele conversou para o pedreiro dar um desconto e ele achou que não valia a pena e acabou comprando o aço em barras mesmo.

Comprar o aço foi fácil. Fizemos alguns orçamentos e negociamos muuuuito.

Ah, um detalhe. No projeto estrutural sempre consta o tipo de aço a ser comprado (CA-25, CA-50, CA-60), a bitola (6,3 mm; 8,0 mm; …) e a quantidade de aço em metros e em peso. O valor do peso normalmente incluiu 10% a mais para as perdas. Quando eu fui orçar, para as empresas mais especializadas eu informava o peso total de aço por bitola. Já algumas empresas achavam estranho quando eu falava o peso, então eu convertia a extensão total em metros para uma quantidade de barras (1 barra tem 12 metros) e considerava os 10% de perda. Olhem na imagem abaixo como vem o quantitativo no projeto.

TeT_comprando_aço_para_obra

Ah, muitos lugares chamam o aço de ferro e eu achava estranho. Aí pesquisando acabei aprendendo que o aço é uma liga metálica composta principalmente de ferro e de pequenas quantidades de carbono (em torno de 0,002% até 2%) e que aços estruturais para construção civil possuem teores de carbono da ordem de 0,18% a 0,25%.

COMPRANDO CONCRETO

Já comprar o concreto foi um pouco mais complicado, por dois motivos.

O primeiro é que parece que vai ter uma mudança no Plano Diretor de Florianópolis e as construtoras estão correndo para concretar a fundação, pois quem já estiver concretado até uma data específica não vai estar suscetível à mudança do plano diretor, então as concreteiras não querem pegar serviços pequenos.

O outro motivo é que nosso muro deverá ser concretado em partes, então precisaremos comprar pequenos volumes para cada etapa e muitas concreteiras não querem pegar serviços assim.

Inicialmente iríamos precisar de vários lotes de concretos de 3 m³. Depois mudou para 6 m³ e depois para 8 m³, que é a capacidade máxima do caminhão betoneira. Aí apareceu outro problema: como meu terreno é inclinado o caminhão betoneira não consegue subir quando ele está totalmente cheio, então para a concretagem de cada parte do muro precisamos de 2 caminhões, um com 6 m³ e outro com 2 m³.

Mas, enfim, para fazer o orçamento levamos dois aspectos em consideração: o preço do m³ do concreto e o preço da bomba injetora de concreto. Acho que no fim até conseguimos um preço legal negociando estes dois itens.

***

Aço, concreto, madeira, arames, pregos, espaçadores, tubos… comprados. Que comece a obra do muro!

Anúncios

5 respostas em “Comprando Aço e Concreto

Obrigada por comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s