Obra – Semana 13 – Comprando Lajes do Baldrame

COMPRANDO LAJES – BALDRAME

Primeira semana do ano e já voltamos com tudo. Esta semana compramos as primeiras lajes pré-moldadas, as lajes para o baldrame.

As lajes pré-moldadas são formadas por vigotas pré-fabricadas de concreto + os materiais de enchimento (tavela), que podem ser de cerâmica ou de EPS (isopor).

TeT_laje_ceramica_ou_isopor

Exemplo de lajes com enchimento de cerâmica (foto da minha obra), no lado esquerdo, e com enchimento de isopor, no lado direito.

O isopor e a cerâmica servem para preencher os vazios das nervuras formadas pelas vigotas. Estruturalmente falando, esses materiais não são levados em consideração para contribuir com a resistência da laje.

A laje pré-moldada com tavela de isopor possui a vantagem de ser isolante térmico e acústico. Por outro lado, o acabamento nas lajes com isopor é um pouco mais difícil em função da aderência do material, comparando com a aderência das lajes com cerâmica. Outra desvantagem da laje com isopor é o custo, que é um pouco mais elevado, pelo menos aqui na minha região. Nos orçamentos que eu fiz (Fev/2015) a laje com isopor era 24% mais caras que as com cerâmica.

Como no meu projeto estrutural não estava especificado qual era o tipo de enchimento, entrei em contato com o meu arquiteto, responsável pela obra, e ele me orientou o seguinte:

  • Lajes de baldrame e cobertura: enchimento de bloco cerâmico;
  • Laje entrepiso (laje entre o térreo e superior): enchimento de isopor.

Esta foi a indicação para a minha obra, ok? Já vi obras onde foi usado enchimento em isopor em todas as lajes, por isso é importante falar com o engenheiro responsável pelo projeto para ele orientar sobre o melhor tipo de enchimento.

Conforme eu comentei neste post, eu contratei os projetos complementares (estrutural, elétrico e hidrossanitário) junto com o projeto arquitetônico, então para qualquer dúvida que eu tenho sobre os projetos, eu entro em contato com o arquiteto e ele entra em contato com os engenheiros responsáveis para poder responder minhas dúvidas.

SAPATAS

TeT_sapatas_pilares

Uma fotinho desta semana de algumas sapatas.

Um beijo e até semana que vem!

***

Semana 13: 5 a 11 de janeiro de 2015.

Uma resposta em “Obra – Semana 13 – Comprando Lajes do Baldrame

  1. Pingback: Obra – Semana 16 – Sapatas, Pilares, Lajes, Piscina… | tijolosetecidos

Obrigada por comentar!

