Obra – Semana 44 – Contramarcos e Revestimento de Pedra (Caxambu Branca)

CONTRAMARCO

Esta semana foi feita a instalação de vários contramarcos. Vejam só:

TeT_1_esquadrias_contramarco

Aqui é o contramarco do home theater, bem grudadinho no reboco da parede.

TeT_2_esquadrias_contramarco

Aqui é o contramarco de um dos banheiros. Este já fica afastado do reboco, pois tem que deixar o espaço para o porcelanato.

TeT_3_esquadrias_contramarco

E aqui é o contramarco de uma janela do nosso banheiro que vai ser esquadria de abrir, tipo porta, então o contramarco fica no meio da parede.

REVESTIMENTO DA FACHADA

Demoramos muito tempo pra definir o revestimento da fachada. Nossa ideia inicial era usar a pedra ferro, mas aí ficamos com medo de deixar a fachada muito pesada, apesar de eu continuar a achar esta pedra e adorar o contraste dela com paredes claras.

Visitamos várias lojas de revestimentos… começamos olhando revestimentos já telados, aqueles que normalmente vem em peças de 30 cm x 30 cm, mas aí levamos um susto com os preços. Depois nos indicaram lojas que vendem pedras soltas mesmo e achamos os preços mais agradáveis.

Depois de escolher a pedra caxambu branca ficamos em dúvida sobre o formato: filete ou mosaico. Acabamos escolhendo mosaico (eu acho bem mais moderno) e amei o resultado depois de instalado.

Vamos usar esta pedra nas seguintes partes da fachada: caixa d’água, arcos e pilares.

TeT_revestimento_fachada_casa

Onde está na cor amarelo-mostarda vamos usar revestimento em pedra. Mas, nesta imagem, ainda está faltando pintar de amarelo-mostarda dois pilares que também receberão revestimento. Na piscina, que também está em amarelo-mostarda, será outro tipo de pedra.

No total serão 80 m² de caxambu branca nestas partes da casa. Após comprarmos as pedras, fomos atrás de mão de obra especializada para instalá-la. Conversamos com três assentadores para fazer orçamento e descobrimos que o custo de assentamento é cobrado diferente do que o preço do m² comprado. Se você vai assentar o revestimento numa parede, você vai pagar um valor por m², mas se for assentar num pilar, por exemplo, o valor pago não vai ser do m², mas sim do metro linear, pois para o assentador, mesmo sendo uma área maior, acaba dando mais trabalho porque tem muito recorte. No fim o custo de assentamento custou mais caro do que esperávamos.

Nosso arquiteto até tinha feito umas imagens pra estimar quanto custaria o assentamento, mas só deu pra saber o preço certinho depois de fazerem o orçamento na obra medindo cada parte.

TeT_caxambu_branca_mosaico_1

Aqui são as duas paredes da caixa d’água que fizemos esta semana. O telhado ainda não foi feito, pois estávamos esperando o assentamento das pedras.

TeT_caxambu_branca_mosaico_2

Nesta parede de trás da caixa d’água optamos por não colocar revestimento, pois ela fica num ângulo que quase não dá para ver. Nosso arquiteto queria que colocássemos pelo menos uns 50 cm pra dobrar a esquina, mas vimos que o assentamento ficaria bem bom e nem precisaria.

TeT_caxambu_branca_mosaico_3

Aqui é o arco da frente da casa e os dois pilares da frente. O pilar da esquerda é mais estreito… vamos ver como vai ficar o acesso do carro pra depois decidirmos se este pilar será aumentado ou não. Esteticamente ele ficaria mais bonito se fosse igual aos outros.

TeT_caxambu_branca_mosaico_4

O ruim destes arcos e pilares é que eles precisam de pedra, na frente, atrás, em cima, embaixo e dos lados… não é em todas as partes que precisa, mas em todas que ficam aparente.

TeT_caxambu_branca_mosaico_5

As pingadeiras dos arcos também serão com a mesma pedra.

TeT_caxambu_branca_mosaico_6

Aqui são o arco e os pilares da lateral da casa.

TeT_caxambu_branca_mosaico_7 TeT_caxambu_branca_mosaico_8 TeT_caxambu_branca_mosaico_9 TeT_caxambu_branca_mosaico_10

E aqui é uma imagem de dentro da casa. Queríamos colocar a mesma pedra na parede da escada… é legal usar a mesma pedra fora e dentro, parece que está integrando os ambientes, mas já descartamos esta ideia por causa de dim-dim.

Então, nesta semana foi feito somente o assentamento da pedra na caixa d’água. Os arcos e pilares serão feitos mais pra frente, pois tem outras coisas que precisam ser feitas antes. Para a caixa d’água, antes do assentamento foi feita a impermeabilização. Ah, e a argamassa utilizada foi a piso sobre piso branca. Vejam como ficou:

TeT_caxambu_branca_mosaico_11

Parede da frente da caixa d’água. Usamos a pedra caxambu branca em três tamanhos diferentes: 15 x 15, 15 x 7,5 e 75 x 7,5 (tudo em centímetros).

TeT_caxambu_branca_mosaico_12

Aqui a parede e lateral da caixa d’água. Dá para ver que a pedra não foi assentada até a laje do piso, pois lá da rua não dá para ver.

TeT_caxambu_branca_mosaico_13

Aqui dá para ver com detalhe o mosaico e como algumas pedras são assentadas mais para fora e outras mais para dentro para dar mais textura ao mosaico.

TeT_caxambu_branca_mosaico_14

Aqui é a casa vista de frente. Viu como daqui só se vê um pedaço pequeno do revestimento em pedra?

TeT_caxambu_branca_mosaico_15

E aqui uma vista da lateral… só dá pra ver um pedacinho também.

Pra assentar estas duas paredes da caixa d’água o tempo levado foi menos de 1 dia e meio com duas pessoas trabalhando. E isso que eles tiveram que levar todas as pedras do térreo até o telhado, mas aí eles usaram um elevadorzinho, feito com um balde e uma corda, para isso.

Eu amei o resultado final e acho que vai ficar mais lindo ainda quando as outras partes forem feitas!

***

Semana 44: 10 a 16 de agosto de 2015

Anúncios

Obrigada por comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s